Edifícios Históricos
Cinema Éden Park
cinema eden park
Detalhes
O Cinema Éden-park é um espetacular conjunto arquitetónico dos meados do século XX, propriedade de César Marques e construída sob a direcção do engenheiro civil Júlio Bento de Oliveira. No local existiam antes os Jardins Dona Angélica que era o viveiro municipal até o terreno ser cedido ao Sr. Isaac Wahnon em 1921, que propunha lá construir o novo cinema local (ver Ilustração 35). Em 1922 houve a inauguração do primeiro edifício do cinema aí construído que mais tarde foi reedificado pelo Sr. César Marques. O novo edifício de estilo “moderno” (anos cinquenta) foi inaugurado em 1945.
Já propriedade do Sr. César Marques que morrendo em 1947 passou para o comando aos filhos Djosa (José Lopes) e Lulu (Luís Filipe) Marques, o cinema foi e é considerado um dos patrimónios mais importantes da ilha e não só. Para além de cinema era também sala de espectáculos de vários tipos, musicais, boxe, conferências, teatro, etc. que contribuíram para a elevação da cultura dos cabo-verdianos. A esplanada e a varanda da frente do edifício só foram feitas em 1967 e em 1968 foram feitas obras de melhoramento na esplanada para a tornar em um restaurante e casa de chá, tendo sido colocado na altura o portão para afastar os engraxadores que se tinham instalado na escadaria e que danificavam a esplanada. O cinema Éden Park fechou as portas em Março de 2011 depois de muitos anos de dificuldades e foi vendido ao empresário dono do Mindel Hotel.
Está encerrado desde então e vem-se degradando a olhos vistos e entregue a vandalismo. Depois de muita contestação por parte da população pelo estado do edifício, o novo proprietário entregou na Câmara Municipal um projecto para a sua recuperação, que foi colocado à apreciação pública. Este projecto levantou ainda mais manifestações e protestos por se considerar que o projecto não é o adequado e dessa vez juntando-se à contestação alguns arquitetos da ilha e do país.